Natureza - outras atividades

Durante a sua estadia na Quinta Villa dos Cedros estará rodeado de património natural. Aconselhamos algumas atividades como caminhadas, astroturismo, birdwatching, observação da fauna e flora, e a arqueoastronomia. Estas são atividades relaxantes em pleno contacto com a Natureza:

  • Caminhadas, pelos percursos pedestres envolventes à aldeia de Pereira ou por outros percursos próximos. Dos trilhos assinalados mais próximos destacamos o “PR1 MUR trilho da Sobreira – Casa da Floresta – Porrais”, “PR1 VFL trilho do Tua – Vieiro – Freixiel”, ou “PR6 MDL trilho da Serra do Cubo”, entre tantos outros disponíveis no Vale do Tua, com diferentes graus de dificuldade. Consulte alguns dos percursos sugeridos nesta página.
    Os Municípios do Vale do Tua estão a preparar o lançamento do festival de caminhadas “Tua walking festival” por vários destes trilhos.

  • Astroturismo. Este território é o local ideal para contemplar as estrelas. A região do Vale do Tua, onde se insere a Quinta Villa dos Cedros, recebeu a certificação internacional “Destino Turístico Starlight”. Isto significa que esta é uma zona que se caracteriza pela pouca poluição luminosa e por ter cerca de 50% das noites do ano com céu limpo. Esta é a única área protegida em Portugal oficialmente declarada como zona ideal para a contemplação das estrelas.

  • Birdwatching ou observação de aves. O Parque Natural Regional do Vale do Tua é uma das zonas mais atrativas para a observação de aves na região interior norte de Portugal. Destaca-se a observação de aves rupícolas e ribeirinhas.

  • Observação e estudo de diferentes espécies de fauna e flora. Na região foram identificadas até ao momento 943 espécies de fauna e estimam-se mais de 1000 espécies de flora. Os vários Miradouros com vista para paisagens lindíssimas, muitas delas selvagens, para serras e vales, são locais privilegiados de observação.

  • A arqueoastronomia, que relaciona os conhecimentos de antigas civilizações sobre astronomia com monumentos arqueológicos, encontra-se em desenvolvimento na região. Frequentemente estes monumentos estavam ligados a marcos anuais como solstícios ou equinócios.

    Mais informações no Guia da Natureza do Vale do Tua.